sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Tecnologia na escola: o segredo do sucesso

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sucesso ou fracasso?

A diferença entre um projeto de informática e tecnologia dar certo em uma escola e naufragar em outra pode não ter nada a ver com a versão dos computadores, a capacidade dos professores ou o espaço físico disponível para o laboratório.

O grande diferencial pode estar no gestor escolar. Afinal, é ele quem determina a visão da escola.

É, portanto, essencial mostrar aos profissionais que cuidam da administração escolar e coordenação pedagógica a importância de integrar as tecnologias ao cotidiano escolar.


Escola integrada

Com o gestor escolar em primeiro plano, o programa pretende eliminar a distância entre duas grandes esferas da escola: o setor administrativo e o corpo pedagógico, tradicionalmente tratados como departamentos separados.

De fato, pouco adianta uma escola possuir um bem equipado laboratório de informática se os diretores desconhecem seu potencial ou não acompanham o trabalho realizado pelos professores com os alunos.

Os gestores que participam ativamente das atividades envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm mais chances de desenvolver projetos que integrem a escola e seus participantes.

É o que prevê o curso Gestão Escolar e Tecnologias. Ao final do programa, os participantes estarão capacitados para montar o projeto pedagógico de integração das TICs à gestão escolar.

Ou seja, os gestores terão condições de tirar o máximo proveito dos recursos tecnológicos disponíveis na escola e integrar mídias diferentes, como computadores, TV, vídeo e os demais componentes.

A idéia é que, ao integrar as TICs à rotina escolar, todos os participantes da comunidade – alunos, professores, gestores, funcionários e entorno da escola – possam usufruir dos benefícios, como inclusão digital e acesso às novas tecnologias.

0 comentários:

escolado Headline Animator