terça-feira, 28 de abril de 2009

Construção de um Projeto

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terça-feira, 28 de abril de 2009

Atendendo ao nosso leitor Michel estamos publicando um passo a passo para a construção de um projeto

Construir um projeto é fazer uma previsão. Esta deve conter um objetivo geral, objetivos específicos, atividades, plano de implementação, monitoramento , avaliação e resultados esperados. As atividades estarão relacionadas aos objetivos específicos, que por sua vez deve atender o objetivo geral do projeto. Um projeto pretende atingir a uma população alvo prioritária ou primária podendo também beneficiar a uma população alvo secundária. No caso da Escola, os alunos e a sua comunidade.

Objetivo Geral
É o que dá origem ao projeto. É a ação mais distante, a mais longe, o ponto de partida para todas as ações do projeto.

Objetivos específicos
São os resultados que esperamos. É a resposta desejada da população alvo, devem prever resultados quantificáveis. Define o tempo; o número de pessoas e a faixa etária, isto é, o envolvimento.

  • Responde as perguntas: O que? Quando? Quanto?
  • A quem pertence a ação do verbo? Resp. a população alvo do projeto, não a instituição.
  • Resultado: mudança e/ou benefício que se deseje ou que se propõe para a população alvo.
  • Mudanças: conhecimento 75% (ou mais); atitude 50% (mais ou menos); comportamento 25% (ou menos) religião, conceitos sociais.
  • Os resultados esperados estão diretamente ligados aos objetivos específicos.
  • * não confundir objetivos específicos com resultados

Plano de implementação ou de execução
Ações para se alcançar determinado objetivo específico, identifica o tempo de execução de cada atividade.

Monitoramento e avaliação (feedback)
São os indicadores, medidas operacionais para realização de uma atividade ou de um objetivo específico. Permitem medir o grau de alcance do resultado.



  • Passos necessários para a realização de uma atividade que se sustenta com base em dados quantificáveis.

Resultados esperados
Acontecem a partir dos processos estabelecidos para a realização de uma atividade.

  • Quantificam o resultado da atividade na população alvo.
  • Instrumento que atesta a execução da atividade e que definam formas de comprovar o efeito conseguido na população alvo.
  • Favorecem a um re-planejamento, a um feedback .

Processo de Controle ou Gerenciamento de Projetos

  1. Planejamento
  2. Programação
  3. Execução
  4. Monitoramento
  5. Avaliação

Vamos à prática!

Complete o seguinte esquema de um planejamento para Informática Educativa. O esquema apresenta as partes essenciais de um projeto.

Justificativa

A informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental, de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e às suas linguagens. É principalmente através da escola, que antigas e novas gerações têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomas em relação à Tecnologia da Informação, realizando obras sofisticadas, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política.

De modo geral, a informática está sendo gradativamente introduzida nas escolas, e não podemos deixar que os alunos de nossa comunidade fiquem à margem desse processo.

Este setor será responsável pelo processo de implantação e acompanhamento do Projeto de Informática Educacional em nossa Escola.

Para isso, desenvolver-se-á as seguintes atividades:

· Pesquisa, análise e produção de softwares educacionais, verificando o objetivo educacional para a faixa etária a que se destinam, e principalmente, se podem ser inseridos no projeto pedagógico de nossa Escola;

· coordenar os projetos envolvendo parcerias com a sala de leitura, o pólo de Ciências e outros;

· elaborar os materiais didáticos que serão distribuídos aos alunos;

· participar de grupos de estudo e projetos contribuindo com outros setores, como a S.M.E;

Nosso maior desafio será a disponibilização de equipamentos ligados em rede, servidor com acesso à Internet, além de materiais básicos como: Multimídia, diskets, impressora e suprimentos. A manutenção dos computadores deverá contar com um Suporte técnico de pronto atendimento para contornar os problemas futuros.

Internet e Multimídia

A Área de Internet e Multimídia será responsável pelo desenvolvimento e administração do site da Escola.

Projeto Pedagógico de Informática

A proposta pedagógica da área de informática é incorporar a perspectiva dos alunos de interagirem com o computador através da elaboração e da concretização dos projetos da Escola. Considerando o envolvimento prévio e contínuo do estudante, ao longo de seus estudos, da utilidade dos conhecimentos e das informações que estará adquirindo. Assim, o aluno estará fazendo uso do seu aprendizado, o aprender/fazendo, que contribuirá para o seu pleno desenvolvimento e construção de sua autonomia.

Espera-se também com a introdução da Informática Educativa na Escola, melhorar o aprendizado dos alunos, pois com o computador o aluno tem a oportunidade de interagir com o erro e tratá-lo, o que não acontece nas aulas tradicionais, quando o tratamento do erro é feito pelo professor. Assim o aluno pode aprender com seus erros, e corrigi-los fazendo sua própria auto-avaliação e o seu auto-aprendizado, sendo o professor um mediador nesse processo, intervindo apenas quando muito necessário.

Projetos especiais

Metodologia

A metodologia a ser utilizada será a Metodologia de Projetos.

ü Possibilita o estudo de temas vitais com maior riqueza de detalhes e aprofundamento do tema no horizonte político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos de nossa U.E.

ü Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas a fazer, os alunos são motivados a não ficarem parados esperando ordens do professor;

ü Abre perspectivas para a construção do conhecimento, a partir de questões reais;

ü Possibilita a experiência da vivência crítica e criativa;

ü Ajuda o educando a desenvolver as capacidades de observação, reflexão e criação;

ü Cria clima propício à comunicação, à cooperação, à solidariedade e à participação;

Implantação da Informática no Planejamento Curricular

· criação de atividades escritas, desenvolvimento dos projetos;

· seleção de várias atividades, a partir de interesses e possibilidades individuais;

· criação de planos de trabalho para os alunos, de acordo com o currículo e o projeto político-pedagógico da U.E;

· integração de softwares de terceiros para uso como material disciplinar, interdisciplinar, temático ou ferramenta de produtividade.

Editor de Testes: Ferramenta interna que possibilitará aos alunos, a criação e edição de material para divulgação no Site de nossa U.E. e jornal eletrônico da Escola.

Suporte ao Aluno - Ele pode (Atividades):

1. estudar uma variedade de atividades, baseada em computador;

2. receber atribuições, por meio de folhas de atividades impressas;

3. fazer textos, relatórios e projetos no computador;

4. usar ferramentas de produtividade internas e externas;

5. desenvolver as atividades atribuídas, em uma ordem predeterminada, ou de acordo com a preferência do aluno;

6. acompanhar o seu próprio desenvolvimento.

OBS: Os alunos serão divididos em grupo ... Serão atendidos 40 alunos.

Projeto: O quê queremos? Para quê queremos fazê-lo? Como iremos faze-lo?

Subprojeto:

Justificativa dos subprojetos:

objetivos gerais:

Capacidades (“ Os Parâmetros Curriculares Nacionais , tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas do ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conteúdos curriculares atuam não como fins em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento dessas capacidades...” PCNs – V 1 Introdução – Ciclo 1 e 2): intenções educativas.

competências (As competências não são elas mesmas saberes, savoir-faire ou atitudes, mas mobilizam, integram, e orquestram tais recursos... Philippe Perrenoud – 10 Novas Competências para Ensinar ): ações educativas.

Atividades: podem ser ou não “conteúdos”.

RECURSOS:

ü Textos;

ü Computadores;

ü Scanner;

ü Internet;

TEMA: Informática Prática

OBJETIVO:

CONTEÚDO:

CAPACIDADES:

METODOLOGIA:

AVALIAÇÃO:

TOTAL DE AULAS:

Qualquer dúvida: escolado2008@gmail.com


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