quarta-feira, 29 de abril de 2009

Já é possível o "YouTube" próprio da escola ou do professor

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
quarta-feira, 29 de abril de 2009

Para o professor ou a mesmo a escola que gostaria de compartilhar vídeos on-line produzidos por alunos e/ou professores, mas que não gostaria de usar o YouTube ou um site semelhante, existe agora uma possibilidade interessante. É o Fliggo.

Essa aplicação da Web 2.0 permite a criação, fácil e rápida, de um site para compartilhamento de vídeos, com endereço próprio.

É possível criar um vídeoblog, um site tipo YouTube ou apenas um espaço privativo para compartilhamento de vídeos, a custo zero na opção básica [Fliggo Basic]. Basta um cadastro simples e rápido, que exige um e-mail ativo, a indicação de um nome de usuário e de uma senha, para o login.

É possível escolher o tipo de site. Uma opção é a comunidade [community]. Essa opção é interessante para a escola como uma forma de integração de alunos de uma escola ou uma turma. Os estudantes podem carregar vídeos e comentar os vídeos disponibilizados.

Há a opção Video Blog. Ela é interessante quando o professor quer carregar vídeos que os alunos devem ver nas atividades de aprendizagem. É possível ao visitante, no caso seriam os alunos, fazer comentários relevantes sobre os vídeos postados pelo professor. A terceira opção é um site minimalista [blank], ideal para o caso de apenas se exibirem vídeos.

Durante a criação do site, é possível selecionar as opções de associação de membros. Na opção “open”, aberta , qualquer pessoa pode se associar ao site e carregar vídeos. Existe a opção “moderada”, onde qualquer pessoa pode solicitar associação ao site, mas ela dependerá de aprovação pelo “proprietário”do site. A opção “closed”, fechada, me parece a mais indicada em se tratando de um site de vídeos de uma escola. Nesse caso somente pessoas convidadas podem se tornar membros e carregar vídeos.
Para criar e gerenciar, de forma segura, o site criado basta um navegador de internet; não é preciso fazer download e instalação de software e a coisa é bastante intuitiva. Os vídeos a serem exibidos podem ser carregados a partir do computador ou podem ser da coleção do YouTube. Nesse caso, basta indicar a URL do vídeo.


FONTE: tedduq

0 comentários:

escolado Headline Animator