sexta-feira, 27 de março de 2009

Livro sobre tecnologia e formação de professores

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
sexta-feira, 27 de março de 2009

José Augusto de Melo Neto, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, da SEDUC/AM, licenciou pelo sistema Creative Commons seu livro "Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto do ciberespaço".

O livro está disponível no Portal Domínio Público. Basta clicar aqui para pegar a cópia gratuita. Vale a pena ler.

Esse é o prefácio do livro:

A presente publicação, fruto de pesquisas realizadas pelo autor no intervalo de cinco anos (2001 a 2005) nas escolas públicas do Amazonas, em nível lato e strictu sensu, revela de forma explícita como vem sendo tratada a questão da tecnologia pelos sistemas de ensino, considerando especialmente a formação de professores para a utilização dos laboratórios de informática.

Partindo do global para o local, são demonstradas as experiências pedagógicas da informática no espaço escolar e fundamentando-se no pensamento de Pierre Lévy, as páginas deste livro demonstram o que pode estar faltando para que os computadores deixem de ser apenas objetos de uma infra-estrutura técnica e sejam incorporados à aprendizagem dos alunos.

A leitura dos professores sobre as questões formuladas chega a ser impressionante. Nas palavras do autor, “Sem autonomia, com a cibercultura negada e a inteligência coletiva comprometida, os professores não conseguem formar o próprio caminho enquanto os sistemas de ensino não se dão conta das transformações da ecologia cognitiva em andamento”.

Os resultados apresentados do cenário amazonense podem perfeitamente ser transportados para outras realidades, desde que com a criticidade do contexto. As dificuldades são ainda como as do exemplo francês de duas décadas atrás, tão distante e tão próximo.

Por fim, a metáfora do labirinto nos questiona incessantemente: ainda estamos perdidos ou reconstruindo o nosso caminho?


fonte: TEC DUQ

0 comentários:

escolado Headline Animator